Veja também > Convencionais | Aparelhos Temáticos | Identificadores de Chamada | Aparelhos Sem Fio | Centrais Pabx Intelbras | Centrais Pabx Siemens

A convergência entre tecnologias nos traz a integração entre Internet e Telefonia, o termo VoIP significa “Voice over IP”, ou seja, Voz sobre IP (Protocolo Internet), onde ocorre o tráfego de telefonia pela rede de dados.

A Tecnologia VoIP é a transformação dos sinais de voz analógicos em pacotes digitais para transmissão na Internet. Os pacotes de um portal são compactados e transmitidos a um segundo portal onde eles serão descompactados para sinais de som analógicos novamente e entregues para a pessoa receptora.

Tal forma de transmissão de voz está a cada dia mais comum, tornando-se um padrão mundial de comunicação, trazendo para quem a utiliza grande redução nos gastos em telefonia bem como segurança nas informações pelo fato de que as conversas trafegadas sobre IP não podem ser gravadas, grampeadas por terceiros.

Utilizando o mesmo conceito da utilização do IP pelos micro-computadores, ou seja, um número único que ligado à Internet pode ser encontrado em qualquer parte do mundo. A Voz é digitalizada e enviada para o destino.

Como citado a pouco, a redução de custos está no fato de que é possível tornar uma chamada DDD, ou DDI como se fossem LOCAIS, valores estes disponibilizados pelas operadoras de Telefonia sobre IP.

Não só nas chamadas interurbanas, a ligação LOCAL também recebe uma redução de custos, não tão visível e gritante como nas ligações interurbanas, mas conseguem ter valores diferenciados tornando-se um atrativo para as Empresas de pequeno, médio e grande porte como para uma pessoa física. Dependendo da ligação feita utilizando a tecnologia de Telefonia sobre IP, a ligação terá custo zero, sendo pago apenas o link (LAN).

 

Comparação de tarifas locais

 Local

Operadora

Tipo

Pulso*

Minuto
(sem impostos)**

Redução de Custo
com VoIP

VOIP

Minuto Hr. Normal

NA

0,05000

 

Telemar

Pulso Hr. Normal

0,10475

0,06983

28,40%

Telefônica

Pulso Hr. Normal

0,10508

0,07006

28,63%

BrasilTelecom

Pulso Hr. Normal

0,10988

0,07325

31,74%


*Conversão do Pulso em minutos: 1 Pulso equivale a 4 minutos
** Valores estimados

 

DDI (ligações "Fixo-Fixo") - Sem o aumento das operadoras *

País

VoIP

Telemar

Embratel

Intelig

Brasil
Telecom

Telefônica

Telefônica

Redução em relação ao 2º. menor

Redução em relação ao maior

Promocional

Sem Desconto

Alemanha

0,15

1,519

1,59868

1,06

1,7

1,59

1,92192

86%

92%

 

Argentina

0,15

1,15

1,16

1,06

1,7

1,16

1,92192

86%

92%

 

Canadá

0,15

1,82

2,05336

0,77

2,3

2,04

1,92192

81%

93%

 

Chile

0,15

1,15

1,16

1,06

1,7

1,16

1,92192

86%

92%

 

China

0,15

3,96

2,62155

1,67

4,3

3,99

5,33388

91%

97%

 

Espanha

0,15

1,4

1,59868

1,06

1,7

1,16

1,92192

86%

92%

 

Estados Unidos

0,15

0,739

0,8

0,77

0,9

0,76

1,34967

80%

89%

 

França

0,15

1,519

1,59868

1,06

1,7

1,59

1,92192

86%

92%

 

Hong Kong

0,15

4,96039

2,62155

1,67

4,3

3,99

5,33388

91%

97%

 

Itália

0,15

1,519

1,59868

1,06

1,7

1,59

1,92192

86%

92%

 

Japão

0,15

1,30789

1,35

1,06

1,7

1,35

2,56977

86%

94%

 

** Valores estimados

 

 

Existem 3 (três) tipos de Telefonia sobre IP:

SoftPhones: São Softwares utilizados nos micro-computadores que simulam telefones convencionais, utilizando a conexão à Internet (LAN) para trafegar a voz digitalizada para o computador de destino ou para o telefone de destino, sofrendo uma tarifação por minuto por parte da operadora controladora do software. Tal método possui baixa qualidade de som, bem como depende de periféricos instalados no equipamento, quais sejam caixas de som, microfone e placa de som, exigindo que o micro-computador esteja sempre ligado para poder efetuar e receber chamadas.

 

HardPhones: São aparelhos de telefone conectados diretamente à conexão de Internet (LAN), que fazem a digitalização da voz e encaminha os pacotes pela rede IP para o destino. Tal aparelho não exige a utilização de micro-computadores, bem como podem ser utilizados os aparelhos de telefone convencionais, basta efetuar a instalação de um adaptador.

  

O último tipo são os Gateways, ou seja, aparelhos específicos conectados diretamente na central telefônica (PABX) e na Internet (LAN). A conexão na central telefônica pode ser dar na posição de tronco, como também na posição de um ramal interno, transformando assim, um ramal em um telefone IP.


Imagens meramente Ilustrativas

 

Os equipamentos citados utilizam dois protocolos diferentes de conversação. Protocolos estes utilizados pelas operadoras de Telefonia sobre IP, para definir e especificar determinados aparelhos que funcionam com o seu padrão. Os protocolos são o H.323 e o SIP.

H.323 foi o primeiro protocolo a ser utilizado pela Telefonia sobre IP, mais complexo que o SIP permite a troca em tempo real de dados, voz e vídeo.

SIP – Session Initiation Protocol, criado para tecnologia de Telefonia sobre IP, possui duas características principais, que são a eficiência e a simplicidade, onde de forma paulatina está substituindo o protocolo H.323.

A Qualidade da conversação feita pela tecnologia de Telefonia sobre IP está atrelada ao aparelho IP utilizado bem como aos Links devidamente dimensionados por ambas as pontas (transmissora e receptora) e a operadora de Telefonia sobre IP contratada.

Os principais problemas presentes na má escolha de aparelhos, bem como no errôneo dimensionamento da banda são a voz metalizada e a perda de informação ou lentidão na entrega da voz, até na cobrança indevida por operadoras que cronometrando de forma diferente os “minutos”, assim, um minuto não teria 60 segundos e sim 55, até 50 segundos.

A JUNDFONES TELECOMUNICAÇÕES está apta para realizar um estudo completo e concluir com segurança qual o melhor aparelho IP, um correto dimensionamento do Link bem como na escolha da operadora. Oferecendo assim, uma solução de qualidade, viável e com grande redução de custos.

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